Júri Oficial
17º Festival do Cinema Brasileiro
Bárbara Colen
Bárbara Colen é atriz. Atuou em filmes como Por um Fio (2024), de David Schurmann, Cinco tipos de Medo (2023), de Bruno Bini, O Silêncio das Ostras (2024), de Marcos Pimentel, Fogaréu, de Flávia Neves (2022), Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019), Breve Miragem de Sol de Eryk Rocha (2020), No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins (2019), Aquarius de Kleber Mendonça Filho (2016). Também atuou em A menina que matou os pais - A Confissão, do Amazon Prime e fez a novela Quanto Mais Vida Melhor (2022), da TV Globo. Fez ainda Sentença (2022), no também no Amazon Prime, Onde está meu Coração (2021), para o Globoplay; a série Hit Parade (2021), no Canal Brasil e o telefilme Dia de Reis (2018) na Globo Minas.
Fred Maia
Fred Maia é jornalista, escritor, educador social e arte-educador. Com vasta experiência no campo das políticas públicas, contribuiu para a formulação de novos marcos regulatórios para políticas públicas no Brasil. No Ministério da Cultura (MinC), contribuiu para a pactuação federativa e implementação de política pública por meio da articulação e criação do Plano e do Sistema Nacional de Cultura, e na coordenação da Conferência Nacional; contribuiu também com a promoção da institucionalidade das políticas setoriais, especialmente junto às comunidades periféricas, aos povos tradicionais e indígenas. Contribuiu também com a implementação nacional de Programas como o Cultural Viva e Pontos de Cultura, Cines Mais Cultura, Programadora Brasil, DocTV, entre outros. Atuou com o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de políticas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência social e garantia de direitos de crianças, adolescentes e idosos, em diversas cidades/estados brasileiros e em programas do Governo Federal. Jornalista ativista da Mídia Ninja, desde 2013. Pesquisador do curso de Doutorado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Em 2020, com a parceria de Ailton Krenak, Universidade Nova, Festival DocLisboa e Fundação Calouste Gulbenkian, criaram a Mostra Ameríndia do Cinema Indígena do Brasil em Lisboa.
Mónica Trigo
Gestora cultural, presidente da Alianza Latinomericana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAN); membro da Comissão de Seleção do Filme Internacional do Oscar 2025; presidente da Associação Brasileira de Festivais de Cinema Fantástico (Abrafan); Membro da Academia Brasileira de Cinema. Trabalhou no Ministério da Cultura; foi Diretora de Audiovisual de MG. Secretária de Cultura em municípios de São Paulo, parecerista, curadora, jurada e consultora de projetos. Palestrante do Blood Window no Ventana Sur, do Festival de Stiges na Catalunha e mediadora de Painel no Marché du Film em Cannes, 2024.
14º Festival Universitário de Alagoas
Cristiano Burlan
É diretor de cinema, teatro e professor. Realizou mais de 20 filmes. Com Mataram Meu Irmão foi o vencedor do Festival É Tudo Verdade 2013 e do prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. Com Antes do Fim ganhou o prêmio especial do júri da APCA em 2018. Em 2020, estreou a série Paulo Freire, um homem do mundo, realizada pelo SescTV. Seu longa-metragem de ficção, A Mãe, angariou os prêmios de direção e atriz no Festival de Gramado 2022. Está em fase de finalização do longa-metragem de ficção, Nosferatu.
Marcus Vilar
Nasceu em Campina Grande PB, em 1959. Formado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba, com Pós-graduação em História da Paraíba e do Brasil e formação em Cinema Direto (na bitola super 8), no Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1982, e na Associação Varan, em Paris, nos anos de 85 e 86 (na bitola super 8 e 16 mm). Realizou trabalhos como 24 Horas (1987), Sertãomar (1994), À Margem da Luz (1996), Super VHS - A Árvore da Miséria (1998), A Canga (2001), O Meio do Mundo (2005), O Senhor do Castelo (1992-2007), Duas Vezes não se Faz (2008), Jogo de Olhar (2011), O Terceiro Velho (2013) e Jackson - Na Batida do Pandeiro (2013-2019).
Rosélis Barbosa Câmara
Professora, pesquisadora e Diretora de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Diretora, Produtora e Coordenadora Geral do Festival Guarnicê de Cinema, edições 44, 45, 46 e 47, Guarnicê Itinerante, Projeto Curta Lençóis, do Festival Maranhense de Coros (Femaco), edições 41, 42, 43 e 44 e do Projeto Cultural Do Nosso Jeito. Membro do Júri da Mostra Aruanda-Lusófona no 18° Fest Aruanda. Palestrante convidada do Festival Internacional de Cinema do Maranhão - MA Beach Film Festival 2023.
11º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental
Cláudio “Buia” Sampaio
Professor dos cursos de graduação em Engenharia de Pesca e Licenciatura em Ciências Biológicas da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas, além do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da Ufal. Coordenador do Laboratório de Ictiologia e Conservação e do Projeto Meros do Brasil.
Kim Barão
Biólogo, mestre e doutor em Zoologia e professor na Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas. Estuda a história evolutiva de insetos e suas interações com outros organismos, como os efeitos do crescimento urbano em insetos e plantas e nas suas consequências para a qualidade de vida dos humanos. Atua no Festival Velho Chico de Cinema Ambiental desde sua 4ª edição, acreditando no audiovisual como uma ferramenta para a transformação social.
Vitor Graize
Produtor, realizador e pesquisador. Sócio da Pique-Bandeira Filmes, empresa produtora e distribuidora fundada em 2011, e programador do Cineclube Metrópolis. Escreveu e dirigiu o longa As Horas Vulgares (2011, com Rodrigo de Oliveira), o curta Hotel Cidade Alta (2016) e o telefilme Olho de Gato Perdido (DOCTV, 2009). Produziu filmes exibidos e premiados internacionalmente, como os longas Os Primeiros Soldados (2021), Luz nos Trópicos (2020) e Arábia (2017), além de séries documentais para a TV e diversos curtas-metragens.