Curadoria
17º Festival do Cinema Brasileiro
Luciana Oliveira
É cineasta, curadora e pesquisadora. Mestra em Cinema e Narrativas Sociais e doutoranda em Sociologia (UFS). Diretora Geral da EGBÉ – Mostra de Cinema Negro, cineclubista no Cineclube Itinerante Candeeiro, também é sócia na Rolimã Filmes e associada à Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan).
Nuno Lindoso
É cinéfilo, cineclubista, realizador e pesquisador, atuando também como curador, oficineiro e crítico cinematográfico. Dirigiu e roteirizou os curtas-metragens Atirou para Matar, Os Desejos de Miriam e O Primo Holandês. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, atualmente, é doutorando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando também como curador e oficineiro.
Ricardo Lessa
Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente realiza seu segundo estágio pós-doutoral, com bolsa do CNPq, no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob supervisão de Angela Marques. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Curador do Circuito Penedo de Cinema desde 2017.
14º Festival Universitário de Alagoas
14º Mostra de Cinema Infantil
Camila Porto
Pós-doutora em Biociência Animal pela UFRPE e em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, em Portugal. Integra a equipe de curadores e júri no Circuito Penedo de Cinema desde 2017. Já atuou como jurada e curadora da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, além de fazer parte da curadoria da Mostra Infantil do evento. A experiência se estende à coordenação de projetos de arte e cultura, especialmente aqueles voltados à educação sexual e à sexualidade. Um de seus principais projetos utiliza a linguagem teatral e o cordel para abordar a sexualidade de forma acessível e contextualizada com a realidade nordestina, sendo apresentado em escolas públicas de educação básica. Além disso, coordena a produção de filmes em stop motion que exploram temas de sexualidade trans.
Devyd Santos
Integrante do Coletivo Luzeiro em Tabira, no Sertão do Pajeú, é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, com especialização em Gestão Cultural (em curso). Responde pela empresa Tá bonito pra chover Produções e no cinema atua como curador, produtor e diretor de fotografia. Produz a mostra de cinema Poesia na Tela; coordena e é programador dos festivais Curta Taquary Audiovisual e Criancine, projetos que levam ao Sertão e Agreste pernambucano atividades formativas e difusivas com foco no público
infanto-juvenil.
Joseane do Espírito Santo
Docente da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutoranda e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo IBEPEX. Licenciada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Possui Proficiência em tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras e Proficiência no uso e ensino da Libras, reconhecidos pelo MEC e UFSC. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Interiorização da Língua de Sinais (Nepils) e do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (Gedall), ambos da Ufal. Desde 2015 atua como coordenadora de acessibilidade e curadora da Mostra Infantil do Circuito Penedo de Cinema.