Sessão especial realizada na noite desta sexta (29) contou com as presenças das atrizes Fabiana Karla e Nathália Costa e da produtora Clélia Bessa, cuja história de vida inspirou a trama do filme
Deriky Pereira – jornalista
A noite da sexta-feira (29) foi ainda mais especial no Circuito Penedo de Cinema. O evento exibiu, em caráter de pré-estreia, o filme Câncer com Ascendente em Virgem, que será lançado nos cinemas brasileiros em março de 2025. Estrelado por Suzana Pires, que dá vida a personagem Clara, o longa conta ainda com outros nomes como Fabiana Karla e Nathália Costa, que marcaram presença na sessão especial realizada no Centro de Convenções Zeca Peixoto, no Centro Histórico de Penedo.
A produtora Clélia Bessa, também presente na sessão, recordou que esteve no Circuito há cerca de dois anos e revelou sua felicidade em retornar ao evento. Ela contou ainda que o filme é baseado em fatos reais, mais precisamente na sua história de vida. “Câncer com Ascendente em Virgem é um filme baseado na minha história, na jornada de uma mulher com câncer de mama, é uma dramédia. E eu gostaria de dizer também que tive o prazer de estar aqui há uns dois anos, foi fantástico, Penedo é uma cidade linda e tem uma vocação cinematográfica de tão linda que ela é, né? Então, vida longa ao festival”, disse ela.
A atriz Nathália Costa, que interpreta Alice no filme, filha da personagem de Suzana Pires, revelou sua felicidade em participar do Circuito Penedo de Cinema pela primeira vez com o pré-lançamento do longa. “Eu gostaria de agradecer a presença de todo mundo que está aqui para assistir ao filme hoje. O filme tá lindo, é uma pauta muito importante tratada de uma forma muito linda, muito leve e eu acho que todos vocês vão amar o filme”, disse ela.
A atriz e apresentadora Fabiana Karla se alegrou ao ver a sala de cinema cheia para e se declarou animada para participar do Circuito e acompanhar a exibição do longa. “Como é que é bom a gente ver uma sala cheia pra assistir um filme, ai, eu tô arrepiada. Que festival lindo, né? E aqui é uma cidade realmente cinematográfica. Eu espero um dia a gente fazer um filme aqui, hein? De verdade, estou convocando na frente de vocês [plateia], porque é de uma beleza… Eu tava na janela do quarto, parei pra olhar rapidinho, fiquei estonteada. Mas a gente tá aqui pra deixar vocês estonteados com essa obra que a gente traz aqui, hoje, em primeira mão, praticamente, porque não está nos cinemas, e a gente foi acolhido por esse festival”, celebrou.
Karla, que interpreta a vendedora Dircinha no longa, destacou sua felicidade em poder abordar a temática do câncer de mama de uma forma leve e ao mesmo tempo trazendo uma importante mensagem para os espectadores. “Estamos muito felizes de tocar nessa temática de uma forma tão mais leve, e a gente espera que vocês saiam daqui com o coração cheio dessa… Dessa mensagem. São tantas mensagens nesse filme”, refletiu.
E ela disse mais: “A gente quer agradecer a Clélia [Bessa] por ter emprestado a sua vida para ser contada através de nossa querida Suzana Pires, que é uma batalhadora e que faz o papel principal e a todos que fazem parte desse filme, as produtoras envolvidas e a vocês, porque, com certeza, vocês fazem parte desse nosso momento tão especial aqui. Então, um bom filme para todos vocês”, desejou.
Fabiana também incentivou o público a realizar uma grande divulgação do filme quando de sua estreia nas telonas, em março de 2025: “Por favor, depois quando virem o filme no cinema, divulguem bastante que a gente precisa que as primeiras semanas sejam aquecidas. Então, por favor, ajude a gente a divulgar o filme. O cinema brasileiro não é fácil de fazer, mas ir para o Cinema, pode”, disse ela, brincando com o bordão de sua personagem no humorístico Zorra Total e arrancando aplausos dos presentes.
Sobre o filme
Clara (Suzana Pires) é professora de matemática e faz o maior sucesso como influencer educacional em seu canal na internet.
Bem-humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas vai precisar aprender a lidar com a vulnerabilidade quando descobre que tem câncer de mama.
Com coragem e resiliência, ela enfrenta dias ruins e outros melhores ao lado da família e de amigas leais. Enquanto luta pela cura, Clara tem a chance de celebrar a vida e de ressignificar seus relacionamentos.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Penedo, do Sebrae, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o evento também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.