Evento acontece na segunda-feira (25), das 9h às 16h, e não precisa realizar inscrição prévia
Deriky Pereira – jornalista
Está chegando a edição 2024 do Circuito Penedo de Cinema e os preparativos já estão a todo vapor. Tanto que para o primeiro dia, na segunda (25), o Circuito abre os trabalhos com a 1ª Mostra Científico-Cultural de Penedo. O evento será composto pela apresentação de 80 trabalhos científicos realizados dentro das escolas da rede pública estadual e acontece das 9h às 16h na Casa de Aposentadoria e não precisa de inscrição prévia: basta chegar e acompanhar.
O evento tem como tema Conectando Arte, Ciência, Tecnologia e Inovação e, segundo o professor Anderson Buarque, coordenador da ação, a Mostra é uma oportunidade de conectar arte, cultura, ciência e inovação, promovendo o protagonismo dos estudantes da rede pública ao apresentarem seus trabalhos em ciências da natureza, biológicas e humanas.
“A atividade, integrada ao Circuito [Penedo de Cinema], fortalece a educação, incentiva a criatividade e a pesquisa, além de valorizar talentos locais, integrando a comunidade em torno do conhecimento e inspirando novas gerações para contribuir com o desenvolvimento social e cultural da região”, explicou Buarque.
A 1ª Mostra Científico-Cultural de Penedo será composta pela apresentação de 80 trabalhos distribuídos em três grandes áreas do conhecimento: ciências da natureza e matemática, engenharia e ciências humanas. “Como reconhecimento e incentivo, os trabalhos de destaque serão premiados com bolsas de Iniciação Científica Júnior, financiadas pelo CNPq, com duração de 1 ano”, completou o professor.
E ele disse mais: “Essa premiação representa uma grande oportunidade para que os estudantes aprofundem ou continuem suas pesquisas – agora com suporte institucional e recursos que possibilitarão o desenvolvimento contínuo”, concluiu o professor Anderson Buarque, coordenador geral da Mostra.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.