Alunos do Campus A.C. Simões, em Maceió, e da Unidade de Penedo, ligada ao Campus Arapiraca, participaram do maior evento cinematográfico do estado nas mais diversas frentes de atuação
Deriky Pereira – jornalista
Cerca de 45 estudantes da Universidade Federal de Alagoas vinculados à Unidade de Penedo, ligada ao Campus Arapiraca, e ao Campus A.C. Simões, em Maceió, desempenharam importante papel como monitores nas mais diversas frentes de atuação durante a 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema, realizada entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro na cidade ribeirinha. Participando pela primeira vez ou sendo figurinha carimbada no evento, o sentimento era um só: alegria.
De Penedo, a estudante Eline Santana que estuda no 8º período do curso de Turismo, contou que sempre teve vontade de estar no evento e esse ano criou coragem de se inscrever. “Eu sigo a conta do Instagram do evento, via a forma como era trabalhado e achei interessante, né? Aí esse ano eu disse: vou me inscrever. Mesmo com outras pessoas dizendo que já tinham se inscrito e não conseguiram, eu tentei e, mesmo sendo meu primeiro ano, eu consegui”, celebrou.
Para ela, a experiência foi incrível: “A gente vivencia muitas coisas. Aprende com as pessoas que já trabalharam nos outros anos, e a gente pensa assim: ‘ah, vai ser fácil, não tem nada que aprender’, mas a gente observando as pessoas trabalhando, a forma como ficam nos orientando, as outras pessoas da comunicação também, e assim, é muito gratificante, contribuir de alguma forma para o cinema, né, para o Circuito Penedo de Cinema”, disse ela.
Eline destacou ainda a simpatia dos atores e atrizes convidados para esta edição: “Você conhece novas pessoas, falando na questão dos atores também, eu nunca pensei de ver como se fosse um ator de novela tão próximo a mim, e eles conversaram com você, é mais do que eles apresentam pra gente na TV, você olha a TV e pensa: será que pessoalmente é desse jeito? Não, é bem melhor, são humildes, entendeu?”, refletiu a estudante.
Conquistas e sonhos
Segundo a estudante de jornalismo, Ana Cecília Oliveira, atuar como monitora de comunicação no Circuito Penedo foi algo mágico. “Sou apaixonada por jornalismo cultural e estar no circuito foi um espaço fundamental pra desenvolver as habilidades pertinentes a essa área! Sou apaixonada por informar as pessoas por meio da escrita, e acho que cumpri meu papel no evento com diversos textos publicados em meu nome”, disse, com alegria.
E ela cravou: Quer participar novamente nas próximas edições, quem sabe até como algo além das quatro linhas da comunicação. “Participar dessa edição foi mágico pra mim e eu pretendo me inscrever novamente para fazer parte outra vez da jornada até que um dia quem sabe meu nome não aparece também na telona, como diretora”, completou, com esperança, Ana Cecília Oliveira.
Assim como Cecília, Eline também deseja participar de outras edições do maior evento cinematográfico do estado e incentivou que outros estudantes também se inscrevam: “Quem nunca participou, tente, pois espero que outras pessoas consigam passar por essa experiência. Esse foi o meu primeiro ano, vivenciando o evento, a sensação de vivenciar uma coisa nova, né? A gente que faz Turismo tem essa vontade de presenciar, vivenciar, conhecer. E o Circuito é tudo isso, ele trouxe tudo isso, é um misto de emoções. Eu estou encantada com o circuito e pretendo, sim, nos outros anos me inscrever e quero muito participar novamente”, disse ela, emocionada.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema foi realizado de 25 de novembro até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Penedo, do Sebrae, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.