Circuito Penedo de Cinema proporciona experiência cultural e movimenta a economia local

Evento impulsiona a economia penedense especialmente durante os sete dias de sua realização

Larissa Cristovão – estudante de Jornalismo

O secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão (Foto: Kamylla Feitosa)

O 14º Circuito Penedo de Cinema, realizado na histórica cidade de Penedo, em Alagoas, vai além de sua vasta programação cultural e cinematográfica. O evento também impulsiona significativamente a economia local durante os sete dias de sua realização, tornando-se um dos períodos mais aguardados por empresários e comerciantes da região.

De acordo com Jair Galvão, secretário de Turismo de Penedo, diversos setores se beneficiam diretamente do Circuito, com destaque para o setor de serviços. “Estabelecimentos de alimentação, farmácias, lojas e os pequenos comércios localizados no centro histórico têm um aumento expressivo de movimentação. Além disso, o setor de turismo é um dos maiores privilegiados, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes lotados, tanto por turistas quanto por equipes e participantes do evento,” destacou Galvão.

A ocupação hoteleira pode chegar até 100% no período do evento, que também atrai visitantes para outros serviços turísticos, como passeios no Rio São Francisco e tours pela rica história e arquitetura da cidade.

Economia criativa

Além do impacto econômico imediato, o Circuito Penedo de Cinema consolida a cidade como um dos principais polos do audiovisual no Brasil. Como integrante da rede de cidades criativas da Unesco, Penedo aproveita o evento para atrair profissionais do setor, promovendo intercâmbios e fomentando a cadeia produtiva do audiovisual.

Sérgio Onofre, coordenador do evento, ressalta que o cinema movimenta toda a cidade: “No aspecto do cinema, há espaço de atuação para absolutamente todos os profissionais. É uma cadeia produtiva que envolve transporte, alimentação, hospedagem, estrutura técnica, artistas e muito mais. Tudo isso gera empregos e faz a cidade girar”, explicou o professor.

O professor Sérgio Onofre, coordenador geral do Circuito, ao lado de Fredi Fonseca, do Banco do Nordeste e Pauline Reis, do Sebrae, dois dos patrocinadores do Circuito Penedo de Cinema (Foto: Kamylla Feitosa)

Ele também destacou a importância de parcerias e do investimento no setor cultural. “Quando você atrai uma produção audiovisual para uma localidade, o impacto econômico vai muito além da contratação direta de cineastas, atores e técnicos. Os serviços de apoio, como transporte e alimentação, também se beneficiam. Além disso, cada real investido em cultura retorna três vezes mais para a economia, mostrando que cultura não é despesa, mas investimento”, disse.

Visibilidade internacional

A visibilidade gerada pelo evento vai além dos sete dias de programação. Segundo Galvão, a cidade ganha destaque em diversas plataformas, graças à presença de diretores, atores e influenciadores que compartilham suas experiências em Penedo.

“A Prefeitura e parceiros utilizam estratégias como guias digitais e totens interativos para promover os atrativos locais e incentivar o retorno dos visitantes”, explicou Galvão. Em concordância com o secretário, Onofre complementa: “Eventos como o Circuito Penedo de Cinema mostram que o audiovisual é uma indústria promissora e uma alternativa de desenvolvimento econômico para muitas localidades”, completou.

Um calendário repleto de potencial

Feira de Empreendedores Culturais realizada na Praça 12 de Abril durante programação do Circuito (Foto: Bruno Vieira)

O Circuito Penedo de Cinema faz parte de um calendário diversificado de eventos culturais e turísticos promovidos pela cidade, como o Sabor e Jazz, a Feira Literária de Penedo e o Penedo Luz. Cada evento contribui para movimentar diferentes segmentos da economia local, reafirmando Penedo como um destino dinâmico e atrativo.

“O Circuito é mais do que entretenimento; ele gera serviços, emprega pessoas e promove a cultura de forma acessível”, concluiu Sérgio Onofre.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema foi realizado de 25 de novembro até 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook: o endereço é @circuitopenedo.