Atriz Genilda Silva media conversa sobre Atuação Cênica no Circuito Penedo de Cinema

Ação discutiu a construção do papel do ator, desde o teatro até o cinema, e o caminho desenvolvido para os personagens emocionarem uma plateia

Ana Cecília Oliveira – estudante de Jornalismo com fotos de Kamylla Feitosa

Participantes aprenderam um pouco mais sobre a carreira do ator e suas nuances

Fruto de mais uma atividade da 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema, a roda de conversa Atuação Cênica: do Teatro à Telona aconteceu neste sábado (30) e foi mediada pela premiada atriz Genilda SIlva, que também é mestra em teatro e doutora em literatura. Na ocasião, Genilda bateu um papo com os presentes sobre a construção do papel do ator, desde o teatro até o cinema, e como as histórias protagonizadas por um personagem têm a finalidade de emocionar uma plateia.

A roda de conversa foi permeada também por diversos temas da profissão, onde a atriz contou suas experiências como profissional, e trouxe reflexões sobre os desafios e as particularidades de transitar entre os mundos cenográficos. Durante o bate-papo, ela ainda destacou a importância do ator na construção de uma narrativa, ressaltando como o trabalho cênico contribui para dar vida à história e emocionar o público. A atriz também aproveitou o momento para registrar sua gratidão em poder compartilhar conhecimento e ouvir vivências do público durante o evento.

“Acho que Penedo traz um selo de cultura que não é à toa. É uma cidade que esbanja história, esbanja viço de continuidade. É uma cidade jovem, e eu tive que vir para ter contato com esses jovens entusiasmados, profissionais. Obrigada por todo o acolhimento que recebi aqui dentro da organização do festival, dentro do Circuito, tudo que distribuíram em todos os lugares que eu tive, tanto na Casa da Aposentadoria, como no Centro Zeca Peixoto, quanto no Cine Penedo”, disse Genilda, arrancando aplausos dos presentes.

Atriz Genilda Silva media conversa sobre Atuação Cênica no Circuito Penedo de Cinema

A atividade foi um importante espaço para compartilhamento de valiosos conselhos sobre carreira artística, e incentivo para a busca constante da expansão do potencial criativo e investimento no estudo e na prática do ator. Assim, os participantes da atividade, profissionais da área e entusiastas da atuação cênica, tiveram a oportunidade de estar em um ambiente rico de conhecimento e troca de experiências entre a atriz e os presentes.

“Foi muito importante participar desse momento, saio inspirada para melhorar minhas práticas profissionais, e como pessoa, já que as duas coisas estão intrínsecas. Ver Genilda falar com tanta maestria sobre esses assuntos e contar na prática como alguns clássicos se desenvolvem e qual o papel do ator neste processo é um conhecimento muito rico que vou levar comigo”, disse Camila Santos, uma das ouvintes da roda de conversa.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Penedo, do Sebrae, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.