Alunos de escola pública de Penedo estrelam filme exibido no Circuito de Cinema

Produzido pela professora Brenda Maia, A Bola foi transmitido durante a 14ª Mostra de Cinema Infantil

Mauricio Santana – estudante de Jornalismo, com fotos de Bruno Vieira

A professora Brenda Maia chegando à Mostra de Cinema Infantil acompanhada de seus alunos

“A ideia surgiu em vivências da escola mesmo, porque os alunos são proibidos de jogar bola durante o intervalo, mas sempre acabam dando um jeitinho. A partir dessa situação do cotidiano, tive a ideia e chamei eles. Nem pensaram duas vezes”. A fala foi de Brenda Maia, professora de artes da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto e diretora do filme A Bola. O curta-metragem, exibido na Mostra de Cinema Infantil do Circuito Penedo de Cinema, conta com a participação de estudantes da instituição de ensino compondo o elenco.

Com duração de cerca de um minuto e meio, o curta narra a história de estudantes que brincam tranquilamente no pátio da escola com uma bola improvisada, feita com folhas de papel amassadas. Durante a brincadeira, algo imprevisível acontece e o brinquedo acaba atingindo algo que não deveria. Diante disso, todos os alunos reagem de maneira amedrontada em face das possíveis consequências.

A diretora do filme e professora de artes da escola, Brenda Maia, contou que a ideia surgiu na disciplina eletiva de cinema, também ministrada por ela. Segundo a docente, durante as aulas, os estudantes conheceram alguns filmes, assistiram em sala e até mesmo reproduziram cenas de grandes clássicos brasileiros, como O Auto da Compadecida. Diante do visível interesse pelas dinâmicas e da situação recorrente com a bola, ela pensou em produzir um pequeno filme a respeito disso e apresentou à ideia aos alunos, que aceitaram de imediato.

A visão dos estudantes

Uma das alunas que participou de A Bola foi Kauanny Stefhany. A estudante contou que sempre gostou de ter contato com formas de arte, como desenho e dança, mas nunca pensou em si mesma próxima de algo como o cinema. Kauanny disse ainda que imaginava fazer cinema como algo muito distante de sua realidade, voltado apenas a quem tinha muito dinheiro, mas a professora Brenda mudou essa convicção.

Alunos da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto aplaudem curta “A Bola” ao fim da exibição

“Eu acho muito importante se expressar de todos os jeitos que a gente consegue, inclusive da arte. A professora Brenda despertou isso na gente. Eu não gostava muito de cinema e de leitura, mas hoje sou apaixonada por filmes e livros, porque agora parece que sempre vai ter algo bom pra mim”, relatou.

Outro participante do curta-metragem foi Marlon Kelvyn, que contou que a realização teve algumas dificuldades, mas todas foram superadas. O estudante relatou entusiasmado sobre como foi satisfatório ver algo que ele ajudou a produzir sendo exposto na grande tela de um cinema, no espaço que ele visitou ano passado durante a última Mostra Infantil.

“Foi uma experiência muito boa. A gente veio ano passado pra assistir os filmes e esse ano trazendo uma coisa que a gente fez. Queria agradecer à professora Brenda, que me deu conhecimento da arte e colocou na minha cabeça a vontade de fazer tudo isso. Me pegou de surpresa, mas gostei muito de participar de tudo”, disse o estudante, afirmando também que a experiência despertou nele o desejo de fazer outros filmes e ver seu nome novamente em grandes telas de cinema.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Penedo, do Sebrae, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.