Festival do Cinema Brasileiro de Penedo incentiva o audiovisual local e divulga o cinema nacional

Atividade exibe filmes nacionais no Centro de Convenções Zeca Peixoto e a entrada é franca

Ana Cecília Oliveira – estudante de Jornalismo com fotos de Adriano Arantos

Público se reúne para prestigiar as produções cinematográficas nacionais

O Festival do Cinema Brasileiro de Penedo começou na última quinta (28) e vai até o sábado (30).  A exibição reúne uma seleção de filmes nacionais que também podem ser votados para garantir o prêmio de melhor filme do Festival. A mostra competitiva que faz parte do 14ª Circuito Penedo de Cinema visa celebrar a produção cinematográfica no Brasil. Durante os dias de apresentação será possível ainda conhecer alguns idealizadores das produções para dar palco às novas vozes do cinema brasileiro. Clique aqui e vote no seu filme favorito.

“É um prazer enorme estar aqui trazendo nosso filme e prestigiando o Festival. A nossa produção conta a história da medicina tradicional que é conhecida mundialmente como a ayahuasca, esse é um contexto básico. Acho que o nosso povo tem uma característica muito forte amazônica para a questão da oralidade. E a experiência de estar numa aldeia, num quilombo é permeada por isso, o que torna essa vivência de muita escuta, muito aprendizado. Então, o nosso filme vem com essa proposta de trazer esse lugar da oralidade, contando a história da criação da tradição com a perspectiva desse povo”, explicou Noto Rê, diretor do Mistério Nixipae.

Rychard Cordeiro, um dos espectadores, contou, entusiasmado, sua perspectiva sobre o Festival: “Estou amando o Circuito e as sessões estão cada dia melhores. Essa, em especial, me cativou pois é sempre bom ver nossos rostos brasileiros se destacando na cena. E além de tudo conhecer novas perspectivas, ter contato com tantas vivências e nos reconhecer nelas é o que me move”, disse ele.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Penedo, do Sebrae, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o evento também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.