Mostra Internacional Socioambiental de Curtas encanta estudantes de escola pública em Penedo

Sessão especial contou com cinco curtas-metragens que dialogaram com temas e problemáticas contemporâneas

Mauricio Santana – estudante de Jornalismo, com fotos de Bruno Vieira

Caroline Pavez, curadora da Mostra Internacional Socioambiental

A manhã da última sexta-feira (29) começou de forma lúdica e reflexiva, com a Mostra Internacional Socioambiental no 14º Circuito Penedo de Cinema. Durante a sessão, que contou com cinco curtas-metragens e foi realizada no Centro de Convenções Zeca Peixoto, cerca de 100 alunos da Escola Estadual Gabino Besouro puderam assistir aos filmes e dialogar com a curadora da mostra, a cineasta chilena Caroline Pavez.

“Nesta edição, temos estudantes entre 12 e 17 anos, que são idades nas quais eles já conseguem entender, de certa forma, os temas abordados nos curtas exibidos aqui. Considero de extrema importância eles terem contato com esse tipo de debate desde tão jovens, gerando reflexões que se estendem para além desta sala”, ponderou Caroline, contando ainda que buscou entre dezenas de curtas-metragens até chegar aos cinco exibidos na Mostra.

Com títulos exclusivamente produzidos por cineastas latino-americanos, os curtas da Mostra Internacional Socioambiental abordaram temáticas como imigração, dificuldades enfrentadas por pequenos produtores e histórias de comunidades indígenas. Os filmes exibidos foram: Sementes, o Legado da Terra, produzido no México; A Ilha, da Colômbia; O Saco de Água Quente, da Argentina; A Voz de Huito, do Peru, e Um Depósito de Bagagem, do Equador.

O estudante Antony Gabriel, da Escola Estadual Gabino Besouro, ao lado da curadora da Mostra

Ao fim da exibição dos curtas-metragens, foi aberto um bate-papo entre Caroline Pavez e os estudantes, no qual a curadora da Mostra respondeu algumas perguntas. Os questionamentos foram desde o significado de alguns elementos presentes nos filmes, a comentários sobre a representatividade presente em uma das histórias mostradas. A cineasta chilena, visando instigar a participação dos alunos, também fez algumas perguntas sobre as narrativas apresentadas nos filmes.

Para o estudante Antony Gabriel, de 17 anos, que foi premiado com uma camiseta por responder algumas questões propostas pela curadora da mostra, o momento foi de muita diversão e também de aprendizado. “São temas muito diversos e isso foi muito bom. Várias culturas, várias pessoas, assim a gente aprende ainda mais. Também gostei muito que foi no cinema, porque é como se fosse uma aula, mas diferente da rotina. Queria que tivesse mais vezes”, concluiu o estudante.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema começou será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Penedo, do Sebrae, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o evento também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.