Durante o bate-papo, os roteiristas Tairone Feitosa e Guilherme Quintella compartilharam técnicas e experiências sobre a temática
Mauricio Santana – estudante de Jornalismo com fotos de Bruno Vieira
Na tarde desta quarta-feira (27), o 14º Circuito Penedo de Cinema realizou a roda de conversa Conversando Sobre Roteiro, que debateu técnicas e estratégias sobre essa etapa da produção cinematográfica. Mediado pelo cineasta Bertrand Lira, o encontro contou com a presença dos roteiristas Guilherme Quintella e Tairone Feitosa, que compartilharam experiências sobre seus processos de criação de roteiros ao longo de suas carreiras.
“Para mim, a escrita de roteiros começou e segue como um processo empírico. Posso ler vários livros, ver várias aulas e consumir tudo sobre roteiro, mas sempre vai ser algo que vem de mim mesmo, do meu interior. Não sei se é assim pra todo roteirista, mas pra mim sempre foi deste jeito”, contou o penedense Tairone Feitosa sobre sua forma de produzir roteiros.
Roteiro: ontem e hoje
Mediando a roda de conversa, o cineasta Bertrand Lira também compartilhou experiências e suas impressões a respeito do fazer roteiro em décadas passadas e desse processo hoje em dia.
Para Bertrand, a principal diferença é o amplo acesso a diversos conteúdos e técnicas sobre essa etapa de produção, algo que em sua época de início era mais restrito e até mesmo indisponível. Outro ponto abordado por ele foi a necessidade das leis de incentivo à cultura para a produção audiovisual, que aparecem como formas de descobrir grandes cineastas que muitas vezes são invisibilizados por falta de recursos.
Já o roteirista Guilherme Quintella também compartilhou detalhes sobre seus trabalhos mais famosos. Quintella tem em seu currículo a série Sintonia, produzida pela Netflix, Meu Último Desejo, último filme do cineasta Arnaldo Jabor, e o longa-metragem Saudosa Maloca, exibido na mostra de longa-metragem do 14º Circuito Penedo de Cinema na última terça-feira (27).
“Eu me formei em Psicologia para entender nuances humanas, as profundezas da mente, e assim escrever personagens mais densos. Ainda assim, mesmo que eu conte cada detalhe sobre cada roteiro que eu escrevi, cada roteirista tem seus próprios processos e suas próprias técnicas. Sentar aqui e compartilhar com outras mentes que também pensam roteiros é maravilhoso”, afirmou Guilherme.
Etapas de construção de um roteiro
Entre as temáticas abordadas e discutidas pelos três convidados, estavam as etapas da construção de um roteiro, cada uma delas explicada e exemplificada por eles. Começando na ideia, o processo passa então pela elaboração de um argumento, seguindo para a escaleta, depois acontecem uma série de tratamentos para então resultar no roteiro final.
O bate-papo também foi marcado pela interação com os ouvintes, entre eles o músico e produtor audiovisual Caio Praças. Para ele, o momento foi de bastante aprendizado, mas também para que cada pessoa ali presente pudesse contribuir de alguma forma.
“O que eu acho importante nas mesas de debate, de conversa, é exatamente a forma que a gente ouve e percebe os outros universos dentro do nosso universo. Isso foi bastante forte hoje, foi bem impactante, e eu levo isso para mim, né? Olhar as experiências específicas de cada um, como uma forma de absorver essas experiências ao redor daquilo que eu imagino”, concluiu o músico.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema começou na segunda (25) e será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.