Nesta quinta: Circuito Penedo inicia 17º Festival do Cinema Brasileiro e shows musicais

Festival Velho Chico, finalização da oficina de Shakespeare e apresentações musicais movimentam o dia

Larissa Cristovão – estudante de Jornalismo

Festival de Cinema Universitário exibe o curta Rheum (Foto: Reprodução)

A programação do Circuito Penedo de Cinema segue a todo vapor e nesta quinta-feira (28) o evento dá início à 17ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, no Cine São Francisco, que apresenta longas como América, Do Sul; Do Tanto De Telha No Mundo, Habito e Mistérios do Nixipae. Além disso, outro destaque é a aguardada abertura dos shows na Praça 12 de Abril. A partir das 22h30, Mestre Gama e Som do Mar prometem animar o público com uma mistura de ritmos que celebram a cultura local.

Mas o evento não se resume à música. Durante o dia, o Centro Histórico de Penedo será palco de oficinas, mostras e debates que agradam públicos diversos. Confira os destaques:

A Mostra de Cinema Infantil começa às 8h no Centro de Convenções Zeca Peixoto, com exibições de curtas como Lagrimar; Manu Sonha com Onças; Quintal; Bruce Spike e a Batalha da Berinjela e Dona Biu. Em seguida, às 9h, o terceiro dia da oficina Cinema à Margem: Da Ideia à Distribuição, com o diretor e roteirista Cristiano Burlan, acontece no Cine Penedo, sala 2; já às 10h30, no Theatro Sete de Setembro, Alexandre Barillari e Filippo Pitanga finalizam a oficina Shakespeare no Cinema – A Reinvenção do Humano.

Alexandre Barillari e Filippo Pitanga finalizam a oficina Shakespeare no Cinema – A Reinvenção do Humano (Foto: Adriano Arantos)

No período da tarde, às 14h, o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental apresenta filmes como Rebio Saltinho, Terra Vista, O Concurso de Mágica da Floresta e Diálogos Indígenas de Nosso Tempo. No mesmo horário no Cine Penedo, será realizado o workshop Cidades Criativas da Unesco na América Latina (Audiovisual) com convidados como Jair Galvão, Raquel Pellegrini e Adriano Buzzese.

No final da tarde às 17h, o Cine Penedo sedia a Sessão Especial de Curtas Argentinos, trazendo produções como Begin, Neon, Dos pañuelos, un paraguas y el amor e El tiempo de la tierra e historias originarias. Já a partir das 19h, o Festival de Cinema Universitário exibe os curtas Rheum, Número Errado, KM 100 e Penum no Centro de Convenções Zeca Peixoto, enquanto a Mostra Cineclubista ocupa a Praça 12 de Abril com curtas ao ar livre como Bate Ferro e Cidade Líquida.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema começou na segunda (25) e será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.