Filme Diamantis, dirigido por Eloy Gonzalez, abre Sessão Especial Cinema Argentino do Circuito Penedo

Longa tem seu roteiro centrado na história de seis estrangeiros que se aventuram pela Ilha da Crôa, em Alagoas

Ana Cecília Oliveira – estudante de Jornalismo com fotos de Kamylla Feitosa

Cena de Diamantis exibido no Cine Penedo

A 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema recebeu a exibição do filme Diamantis: Quem Pode Sobreviver ao Paraíso Perfeito?, na tarde desta terça-feira (26), no Cine Penedo, como parte da programação da Sessão Especial Cinema Argentino, mais uma atração destinada ao país homenageado deste ano. Dirigido pelo cineasta argentino, Eloy González, a aventura tem seu roteiro centrado na história de seis estrangeiros que se aventuram pela Ilha da Crôa na cidade alagoana da Barra de Santo Antônio. Em um misto de ficção e retratos da realidade, a história tenta contar a passagem desses personagens pela região.

Compondo a faixa de sessões especiais voltadas ao cinema argentino, o filme, de 2015 já passou em diversos países como Argentina, Uruguai, Noruega e Peru, voltando agora para Alagoas por meio do Circuito Penedo de Cinema. Repaginado, mas mantendo sua essência, o longa-metragem tenta exprimir a ideia de que o paraíso perfeito não existe e que, mesmo se tendo tudo, até diamantes, a alma e o espírito precisam estar bem para que se possa aproveitar a vida.

Diamantis foi exibido no Cine Penedo

Inspiração para o filme

Eloy conta que o filme, em parte, é inspirado por sua vivência em todos esses anos no Brasil. “A inspiração do filme é um pouco dessa minha história, chegando a Alagoas e morando nessa ilha, a Ilha da Croa. Cheguei a morar lá faz 15 anos. Lá é muito bonito, e a história desses vários estrangeiros na ilha é um retrato de como eles se relacionam com esse lugar, e como passeiam pelas diferentes questões culturais da cidade”, lembrou.

O filme, que é feito com participação de moradores do local, foi idealizado de uma maneira independente e ousada que se relaciona com as vivências reais e serve como um documentário da própria cidade, com cenas que captam não só as belezas naturais mas a essência sócio-cultural da Barra de Santo Antônio.

Uma das espectadoras, Mañana Pinheiro conta a experiência de ter assistido o filme: “Eu gostei muito [do filme], é importante mostrar os aspectos da cultura local. Achei super interessante expor essa diferença cultural dos estrangeiros e os locais, as paisagens que foram exploradas foram belíssimas. Gostei demais do filme. Sou de Alagoas, mas nunca fui até a Barra de Santo Antônio, então foi uma experiência muito legal”, contou.

Sinopse do filme

Diamantis: Quem Pode Sobreviver ao Paraíso Perfeito? acontece em uma exótica ilha no nordeste do Brasil, onde as aventuras de seis estrangeiros coincidem: dois irmãos argentinos que chegam em uma bicicleta tandem; um capitão grego com sua namorada; um louco fugido da crise europeia e um jovem argentino que vive como nativo. Todos eles estão em uma ilha onde se pode viver à base de água de coco, mangas e peixes de todos os tipos.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o dia 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.