Estudantes de toda a cidade participaram das exibições no Cine São Francisco; programação segue até quinta-feira (28)
Gabrielle Barros – estudante de Jornalismo com fotos de Bruno Vieira e Kamylla Feitosa
Na tarde da última terça-feira (26) teve início o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, com sessões realizadas no Cine São Francisco. Este ano, as obras trazem como pauta principal o ambientalismo, as relações do ser humano com a natureza e também a consequência disso para o planeta e para as pessoas. No total, 23 curtas-metragens concorrerão em duas categorias: Júri oficial, com a votação de especialistas em cinema e Júri popular, com a votação da população por meio do site oficial do evento. Clique aqui, assista aos filmes e vote.
O primeiro dia de exibição do Festival contou com a participação de turmas de várias escolas de Penedo, com estudantes desde o ensino fundamental ao ensino médio. “Muita gente pensa que o cuidado do meio ambiente é para as gerações futuras, mas não é não, é para agora! É nosso dever, é nossa obrigação conservar e promover um mundo melhor para nós mesmos”, disse Odilon Amaral, realizador do curta-metragem Saberes do Velho Chico.
Já o diretor do curta O Bombeiro, Mozart Albuquerque, diz que no cinema é muito importante o fato de tocar as pessoas, influenciá-las a refletir e estimular elas a gostar do cinema. “Isso é algo incrível. O impacto que isso tem na sociedade é fazer refletir sobre o tema que é mostrado, a questão climática e tudo que se pode acarretar na vida de todas as pessoas”, contou.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema começou na segunda (25) e será realizado até o dia 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.