14ª edição da mostra competitiva contará com dez curtas-metragens concorrendo em duas categorias
Mauricio Santana – estudante de Jornalismo com fotos de Kamylla Feitosa
Levantando reflexões sobre problemáticas contemporâneas, o 14º Festival de Cinema Universitário de Alagoas teve início na noite desta terça-feira (26), no Centro de Convenções Zeca Peixoto. A mostra competitiva, que integra a programação do 14º Circuito Penedo de Cinema, contempla obras produzidas em Instituições de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Cinema em todo o território nacional, seja por estudantes, técnicos ou professores.
Em sua noite de estreia, o Festival contou com a exibição dos curtas No Meio do Campo, de Vinicius Menezes, que traça um paralelo entre a euforia da copa do mundo e a tensão polarizada das eleições de 2022; Projeto de Doutorado 1, de Roseane Monteiro, que narra os conflitos e o duplo isolamento de uma aluna de doutorado durante a pandemia de covid-19, e Apesar das Quebras, de Mark Nascimento, que expõe o legado atual atuais do preconceito e discriminação do Quebra de Xangô, ocorrido em 1912.
Ao longo de seus três dias de duração, dez curtas serão exibidos no Festival e competirão em duas categorias: júri oficial, composto por três especialistas em cinema e produção audiovisual, e júri popular, realizado por voto público no site do Circuito Penedo de Cinema. A votação pública já está aberta e pode ser feita por meio deste link.
Para a estudante de Jornalismo, Cecília Oliveira, que estava presente na primeira noite do Festival e pretende ir em todos os dias, atividades como essa são um incentivo ao seu desejo de produzir obras audiovisuais. “Um dia, vai ser algum filme meu exibido nessas telas, nesse Festival. Acredito de verdade nisso. Chegar aqui e assistir todos esses filmes produzidos por estudantes reacendem ainda mais esse desejo”, concluiu Cecília.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.