Workshop sobre Jorge Luis Borges mostra vida, arte e influência do escritor no cinema

Atividade ministrada pelo cineasta Eloy González proporcionou aos participantes um passeio pela vida do autor e contou com projeções de trechos de filmes do cineasta

Ana Cecília Oliveira – estudante de Jornalismo com fotos de Adriano Arantos

Eloy González passeia pela vida e obra de Jorge Luis Borges um dos maiores escritores argentinos

O encontro entre cinema e literatura argentina inspirou o workshop: Cinema e Literatura Argentina em Jorge Luis Borges. A ação que compõe o Circuito Penedo de Cinema foi ministrada pelo diretor Eloy González, e aconteceu nesta terça-feira (26), no Cine Penedo. Com o objetivo de introduzir a figura de um dos maiores escritores argentinos e sua influência no mundo do cinema, o workshop conta com a projeção de imagens e trechos de filmes para apontar as influências das obras literárias de Borges nas produções cinematográficas do cineasta.

A atividade é ligada diretamente ao tema do Circuito deste ano, que faz uma ode ao cinema argentino. O workshop proporcionou aos participantes um passeio pela vida e literatura de Borges, que nasceu em Buenos Aires, e os ouvintes puderam conhecer a figura literária e suas ideias. Assim, todas essas discussões serviram como base para entender como o famoso escritor inspirou cineastas por todo mundo, inclusive Eloy, que a partir da projeção de dois de seus trabalhos mostra ao público, como o autor o inspirou por meio do convívio direto com ele e sua família.

Escritor inspirou cineastas por todo mundo, inclusive Eloy

“Borges é um universo muito amplo, porque ele fala de diferentes temas universais, fala do infinito, dos labirintos, dos espelhos, e da imagem do Dolby. Todos os diretores tão clássicos e renombrados como Godard, ou como Bertolucci, muito conhecidos no mundo inteiro, são influenciados por essas obras. Os filmes que compõem o acervo são essenciais para qualquer estudante de cinema que, de diferentes diretores, já está influenciado por Borges”, explicou Eloy.

Ampliando conhecimentos

O workshop é um momento muito importante também para os amantes da literatura que acompanham as influências dessa arte no cinema, como contou a participante Luzia Barbosa.

Luzia Barbosa, participante da Oficina, celebrou a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra de Borges

“Sou apaixonada por literatura, mas a gente sempre tenta expandir os nossos conhecimentos, então estamos aqui para aprender um pouco mais sobre o trabalho de Jorge Luis Borges, que foi um importante argentino, e tudo fica mais incrível porque temos essa história contada sob a ótica de outro argentino, o Eloy, que tem seu trabalho baseado nas obras do autor. A gente tem uma noção de quem foi o escritor, o quanto ele é importante, e o quanto ele deve ser valorizado pois é uma cultura que vem de nosso país vizinho, e precisamos nos conectar com isso”, refletiu.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema começou na segunda (25) e será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.