Oficinas, debates e exibições marcam o terceiro dia do evento, saiba detalhes
Larissa Cristóvão – estudante de Jornalismo
A programação do Circuito Penedo de Cinema continua intensa nesta quarta-feira (27), trazendo atrações para todos os públicos no Centro Histórico de Penedo, distribuídos ao longo do dia nas diferentes faixas de horário. O destaque vai para a Mostra de Longa-Metragem Nacional no Centro de Convenções Zeca Peixoto que apresenta o filme Aumenta Que É Rock’n Roll, com a presença do diretor Tomás Portella e das produtoras Maria Fernanda Miguel e Renata Magalhães. A entrada, você já sabe, é completamente gratuita e a exibição começa às 20h.
Mas o evento começa logo cedo, às 8h, com a Mostra Infantil retorna ao Centro de Convenções Zeca Peixoto com os filmes: Bolinha de Gude, Osmose, A Menina Corina em: Quantos Mundos Cabem em um Mundo? e Até Onde as Pernas Durem.
Em seguida, às 9h, o segundo dia da oficina Cinema à Margem: Da Ideia à Distribuição, com o diretor e roteirista Cristiano Burlan, acontece no Cine Penedo, sala 2; já às 10h30, no Theatro Sete de Setembro, Alexandre Barillari e Filippo Pitanga continuam a oficina Shakespeare no Cinema – A Reinvenção do Humano.
Na faixa da tarde, às 14h, no Centro de Convenções Zeca Peixoto, o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental traz a exibição dos filmes: As Lavadeiras; Bati da Vila; YABÁ; Mulheres das Ilhas; Mulheres Maratimbas e Águas Turvas.
Ainda às 14h, mas no Cine Penedo, uma Sessão Especial de Cinema Argentino apresenta o longa-metragem Diario de Sesiones Serranas, seguido de um debate com o crítico de cinema Adriano Buzzese.
No final da tarde, o Centro de Convenções Zeca Peixoto, exibe, a partir das 16h, a Mostra Competitiva do Festival de Cinema Universitário com os filmes: Este Navio Vai Afundar; No Fim da Noite e CЯUA.
A Mostra Cineclubista de Cinema Livre será realizada na Praça 12 de Abril, às 17h, com as exibições de curtas ao ar livre: Açude; O Que a Natureza Nos Contou; Essa Terra É Meu Quilombo; Maalum; Entre Muros e Quando Te Avisto.
Por fim, a Quarta Macabra, na praça 12 de Abril terá início à 0h, com a exibição do curta: Apóstolos e do longa-metragem O Cemitério das Almas Perdidas com os diretores Marcos DeBrito, Rodrigo Aragão, Mayra Alarcón e o ator Francisco Gaspar.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o dia 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.