Evento terá ainda o primeiro dia do Festival Universitário e das oficinas com Cristiano Burlan e Alexandre Barillari
Deriky Pereira – jornalista
A programação do Circuito Penedo de Cinema já está a todo vapor. Nesta terça (26), o evento promete agitar o Centro Histórico de Penedo com atrações das mais variadas nas três faixas do dia. Para começar, a partir das 8h, é a estreia da Mostra Infantil no Centro de Convenções Zeca Peixoto, com os filmes: Partiu Férias, A Bola, Era Uma Noite de São João, Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari e Bicicleta Vermelha.
Em seguida, às 9h, o primeiro dia da oficina Cinema à Margem – Da Ideia à Distribuição, com o diretor e roteirista Cristiano Burlan, que será no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CCEU); às 10h30, é a vez de Alexandre Barillari e Filippo Pitanga darem início à oficina Shakespeare no Cinema – A Reinvenção do Humano.
Na faixa vespertina, o workshop Cinema e Literatura em Jorge Luis Borges com Eloy Gonzalez acontece no Cine Penedo e dá prosseguimento à programação do Encontro de Cinema Alagoano. Também às 14h, mas no Centro de Convenções Zeca Peixoto, o Circuito abre a 11ª edição do Festival Velho Chico de Cinema Ambiental com os filmes: Quando Bento Era São; Depois da Margem; Saberes do Velho Chico; E o Vento do Norte; Eles Não Nos Deixam Ver o Sol; Correnteza, Privada, O Bombeiro, Cabeça de Fogo e Amazônia Chama.
Ao cair da tarde, a partir das 17h, o Circuito exibe o filme Diamantis – Quem Pode Sobreviver ao Paraíso Perfeito?, que contará também com um debate com o diretor Eloy Gonzalez. Já na faixa noturna, o primeiro dia do Festival Universitário de Cinema de Alagoas exibe, às 19h, os filmes: No Meio do Campo, Projeto de Doutorado 1 e Apesar das Quebras. Em seguida, a partir das 20h, é a vez da Mostra de Longa-Metragem com o filme Saudosa Maloca, que contará com a presença do ator Gero Camilo. Ambas as exibições serão no Centro de Convenções Zeca Peixoto.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o dia 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.